Redação CDPV
Atualizado: 18 de ago de 2021
O período talvez tenha diminuído a motivação de muitos empresários. Uma pandemia que se alastra por todo mundo é mais que o suficiente para mudar todas as ideias já estabelecidas. Se possuía uma estratégia antes da eclosão do vírus, é provável que a tenha mudado.
Imaginando que essa situação iria se estender (mesmo depois de uma vacina) e que os negócios em nenhum momento puderam de fato parar, alguns questionamentos surgiram. Afinal, como se manter firme em meio a isso? Como fazer para que os profissionais que trabalham em uma empresa estejam preparados para viver a situação?
Uma palestra de vendas?
A visibilidade
Em busca do novo
Investir no ambiente de trabalho
Concluindo os pensamentos
E minha equipe de vendas? Como vender em meio a crise? Bem, apesar da realidade não estar tão a favor, ainda existem formas de trabalhar de maneira eficiente! Vamos aqui dar ênfase a diversos pensamentos e ideias que podem ajudar empresários a se manter firmes e levar seus funcionários rumo a um novo mercado.
Realmente, muitos não acreditam na eficácia desse evento perante a uma pandemia que diminuiu drasticamente as vendas de muitos setores. Mas é exatamente por isso que se deve elaborar ocasiões que tenham o objetivo de melhorar esse lado.
Uma convenção de vendas, por exemplo, é uma ferramenta poderosa no momento. Uma palestra, por sua vez, é uma maneira clara de estabelecer novos padrões, mas como?
Se já viu alguma palestra deve saber que geralmente se contrata alguém para executar a função de auxiliar seus funcionários na hora das vendas. Durante a pandemia isso continuou acontecendo exatamente por gerar bons resultados.
Um dos palestrantes de vendas mais contratados, Diego Maia, começou a trabalhar com a relação de empresas durante o período de pandemia. Atualmente até mesmo em seu canal no Youtube se encontram vídeos que auxiliam tanto os vendedores como empresários.
São conteúdos relacionados a trabalhar em casa, melhorar as vendas durante o período, motivacionais e afins. Talvez seja por isso que a cada dia mais se encontra pessoas motivadas e com esperança para o fim desse período. Essas palestras de fato oferecem maior visibilidade da situação para os mais diversos setores de uma empresa.
E por falar nela, porque não aproveitar e mesclar a situação ao contexto profissional? Imagina-se que todo funcionário deseje ter um crescimento de acordo com o tempo que passa fazendo parte de uma marca. Não apenas um crescimento como profissional, mas até mesmo nos cargos da instituição em que está.
E como continuar oferecendo isso para a equipe de vendas em meio a uma pandemia? Alguns dos passos que podem ser tomados são:
Ser otimista, mostrar que a empresa ainda pode crescer, nunca se dê por vencido;
Oferecer oportunidades verdadeiras, não apenas promessas;
Incentivar com benefícios, financeiros ou não;
Mostrar novas metas e buscar alcançar os melhores resultados. Quando chegar no ponto que deseja, compartilhe com todos as conquistas;
Seja perspicaz e lide com as adversidades;
Tente não demitir.
Apesar de alguns itens não serem tão fáceis de seguir no momento, com certeza fazendo com que essas práticas ocorram é possível ter uma visão futura de uma empresa sobre qualquer mercado. E o melhor, essa visão é passada para os profissionais que nela estão!
Apesar de não ser o melhor momento para desenvolver estratégias, o fato é que a pandemia também trouxe diversas oportunidades de mudanças, principalmente quando o rumo é tecnológico.
Todo mundo sabe da importância que a tecnologia possui em um processo de vendas. Atualmente é possível negociar um produto utilizando um simples chat, através de e-mails e redes sociais. Essa busca por algo novo tenta mostrar a todos que estão envolvidos com a marca as possibilidades de crescimento, considerando a realidade vivida.
Mostrar que a marca partiu para um patamar mais “adequado” às necessidades é uma maneira eficiente de trabalhar com os indivíduos na empresa. O processo pode ser feito da seguinte maneira:
Disserte sobre as novas ferramentas que serão incluídas;
Mostre casos de sucesso e como essa estratégia pode funcionar nessa realidade;
Destaque os resultados positivos. Se possível, recompense a equipe por alcançá-los;
Seja transparente com as tentativas;
Faça todos conhecerem possíveis acréscimos tecnológicos que a empresa pode alcançar e como isso aumentará a receita.
Com certeza não pode faltar um bom investimento no local em que seus funcionários estão. Isso assegura que nenhuma parte será prejudicada. Ninguém está preparado para perder o emprego, menos ainda para se contaminar com o vírus.
Aqueles profissionais que não podem trabalhar em Home Office devem possuir uma nova estrutura física, regras que garantam que estarão seguros. Dependendo do que for implementado, a empresa pode até mesmo ficar famosa no mercado por conta disso!
Definitivamente deve fazer parte de sua estratégia. É um cuidado trivial nesse momento, as pessoas estão com medo e o mercado a cada dia reconhece que esses cuidados devem ser incorporados a qualquer custo!
Depois dessas informações, provavelmente estará mais preparado para lidar com os profissionais da sua empresa. A palavra que sempre deve ficar destacada é “motivação”, é disso que os funcionários mais necessitam no momento. Motivar é trazer novamente a sua equipe para o jogo, mostrar que estratégias ainda podem ser eficazes e que o comprometimento de todos é necessário para tal.
Talvez a melhor estratégia para deixar tudo mais claro possível é utilizar um palestrante de vendas que de fato esteja interessado na sua marca e, evidentemente, em ensinar e motivar profissionais em meio a uma pandemia. Para um empresário é complicado fazer isso, ter uma ajuda pode melhorar bastante a realidade.
Independentemente do que desejar fazer para conseguir uma motivação efetiva dos profissionais, é fundamental que entenda a realidade e seja extremamente transparente em todos os momentos. É também uma forma de recompensar os envolvidos pelo comprometimento, afinal, o mercado não parou, empresas também não podem parar assim!
CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
Atuamos em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.