Álvaro Guillermo
Arquiteto, designer e Mestre em Arte, Educação e História da Cultura.
Com mais de 40 anos de experiência no mercado e três décadas dedicadas a pesquisas científicas sobre consumo, Álvaro Guillermo é um dos principais estudiosos e pioneiros no consumo de design, interiores e arquitetura, especialmente no mercado de alto padrão. Diretor da agência Mais Grupo desde 1982, ele tem desenvolvido estratégias inovadoras e sustentáveis para diversos setores, ajudando a transformar o design em um diferencial competitivo e cultural.
Sua trajetória acadêmica é igualmente notável. Durante 20 anos, foi professor do MBA de Ciências do Consumo da ESPM-SP e do curso de Design Estratégico da Universidade Nacional de Buenos Aires (UNNOBA). Além disso, sua atuação estratégica no ABC Paulista, especialmente em São Bernardo do Campo, foi fundamental para o resgate do setor moveleiro na década de 1990, sendo citada no livro do ex-prefeito Mauricio e homenageado com a Medalha João Ramalho.
Álvaro Guillermo também foi um dos primeiros a introduzir o conceito de Slow Design no Brasil, antecipando a relevância desse movimento sustentável e humanizado. Sua visão inovadora fez com que fosse convidado para os 50 anos da Revista Claudia Brasil, onde abordou reflexões sobre o futuro das próximas cinco décadas.
Como autor, publicou obras essenciais sobre design e branding, incluindo Design: do Virtual ao Digital , Branding: Design e Estratégias de Marcas e, mais recentemente, Economia Criativa na Prática: Design & Consumo Colaborativo . Ele também escreve para as principais revistas do setor no Brasil e no exterior, além de ser editor da Revista VIVA , lançada em 2023 e voltada para arquitetura, design e estilo de vida.
Sua atuação como curador abrange exposições importantes, como "Homem X Natureza" para o Credicitrus e "Bandeiras de São Paulo", apresentados na Semana de Design de Milão e na Casa Cor SP. Como designer, tem uma carreira diversificada, criando desde móveis e luminárias até scooters, embalagens e logotipos. Seu trabalho foi reconhecido por prêmios prestigiados, incluindo a Bienal Brasileira de Design, Museu da Casa Brasileira, Gift Fair, Prêmio Mário Covas e o IF Design Social Impact Prize 2018. Em 2023, venceu o Prêmio Oscar Shrappe na categoria embalagens e, em 2024, recebeu Menção Honrosa da Prefeitura de São Paulo por uma intervenção urbana inovadora em calçadas.
Além de seu impacto acadêmico e criativo, Guillermo participa como jurado em premiações como a Bienal Brasileira de Design e o Museu da Casa Brasileira. Suas palestras, realizadas no Brasil e no exterior (Argentina, Chile, Cuba, México, Espanha e Itália), abordam temas cruciais como criatividade colaborativa, macro tendências, consumo de luxo e sustentabilidade.
Assistir a uma palestra de Álvaro Guillermo é mergulhar no futuro do design e da economia criativa. Com um repertório vasto e uma abordagem acessível, ele provoca reflexões estratégicas e inovadoras, essenciais para empresas profissionais e que buscam se destacar em um mundo cada vez mais dinâmico e colaborativo.

Mercado de luxo e Alto padrão
Design e sustentabilidade
Economia Criativa
Apresentação dos pontos e conceitos mais importantes para a inserção da criatividade no mercado atual e dos próximos anos. Os conceitos são abordados com muitas imagem e cases famosos para que o público consiga associar as ideias, e estimular a desenvolver projetos. A palestra incentiva à re flexão, contribuindo para analisar e repensar os trabalhos, projetos, a forma de trabalhar e a relação com a obra. Qual seu papel como criativo diante destas possibilidades?