Maria Cândida
Comunicadora e empreendedora de destaque.
Maria Cândida é uma mulher de reinvenção, um exemplo de como a busca pelo propósito e a superação de desafios podem resultar em um novo e poderoso começo. Após 20 anos de carreira consolidada na televisão, onde teve a oportunidade de entrevistar astros de Hollywood e se tornar um nome familiar no Brasil, Maria Cândida passou por uma crise de pânico e burnout em 2009, momento que a forçou a parar. Essa pausa, que parecia um fracasso, foi, na verdade, o ponto de virada de sua trajetória.
Decidida a encontrar um novo caminho, ela embarcou em uma jornada de autoconhecimento e transformação. Viajou por 12 países, entrevistou 144 mulheres promessas, escreveu um livro e investiu todo o seu dinheiro em projetos autorais. No entanto, ao tentar regressar à televisão, foi confrontado com a dura realidade de que o seu tempo ali havia passado. A frase "seu tempo já passou" foi uma constante, mas Maria Cândida não se deixou abater.
Com coragem, ela se reinventou ao descobrir o potencial do celular e o poder do pau de selfie. Usando essas ferramentas simples, mas poderosas, começou a criar conteúdo autoral, o que a levou a ser convidada de volta pela maior emissora do país. Além disso, ela se tornou uma influenciadora digital, acumulando mais de 1 milhão de seguidores em suas redes sociais, e transformou sua paixão em um negócio próprio, faturando mais do que jamais imaginou ganhar em sua antiga carreira na TV.
Maria Cândida é a palestrante ideal para inspirar pessoas a encontrarem a força para se reinventarem e buscarem novos horizontes, mesmo quando a adversidade parece insuperável. Sua história de superação, coragem e criatividade é uma verdadeira lição de como transformar a adversidade em sucesso. Ao convidá-la para sua próxima palestra, você proporcionará aos participantes uma experiência única de motivação e reflexão, mostrando-lhes que nunca é tarde para recomeçar e alcançar o sucesso em suas próprias jornadas.

Menopausa nas corporações
Nessa palestra, Maria Cândida explica o que é climatério e aponta os desafios da menopausa no trabalho. Como o RH pode ajudar as colaboradoras? Promoção de grupos de discussão com médicos, formação de redes de WhatsApp, incentivo a um programa de exercícios físicos na companhia, locais de descanso e meditação, alimentação mais nutritiva dentro da empresa, palestras para os pares homens são alguns exemplos. Produtividade da Mulher: como a mulher pode se antecipar às quedas hormonais que vem com baixas de produtividade no trabalho e na vida que devem acometer a maioria.
Diversidade geracional
Maria Cândida tem 53 anos de idade e 30 de carreira na comunicação. Sofreu Etarismo no trabalho e se tornou uma ativista da maturidade. Constatou através de dados e experiência própria que inclusão, diversidade etária e mix geracional são hoje oportunidades para empresas que desejam se posicionar como líderes globais. Isso faz parte da agenda ESG. A escuta ativa de diferentes gerações no ambiente corporativo traz lucro, além de responsabilidade social. Na palestra, a jornalista detalha sua passagem do analógico para o digital, explica características de cada geração, apresenta a geração ageless/perennial, que não se determina pela idade cronológica, e apresenta para a audiência as dinâmicas geracionais que já estão sendo testadas com sucesso nas empresas globais. O que está funcionando, o que não funcionou e em que estágio estamos no mundo nesse caminho inter geracional.
Economia prateada: quem são os novos consumidores
Nessa palestra, Maria Cândida apresenta um cenário de oportunidades para as próximas décadas com foco nas pessoas maduras. É a revolução da longevidade. Além de contar sua experiência de uma mulher 50+ , mostra a mudança da pirâmide demográfica, oportunidades de produtos para esse consumidor, comportamento de compra, necessidade de serviços e uma comunicação livre de estereótipos. Maria Cândida também falará muito sobre saúde, bem estar, wellness, estilo de vida como pilares de construção para um envelhecimento ativo e saudável.
Mulheres que brilham vs. etarismo feminino
Nesta palestra, Maria Cândida faz um raio X da história da mulher ao longo dos séculos: os costumes, as vivências, as culturas e por que a idade cronológica sempre foi um marcador do tempo útil feminino. Isso para TODAS até os dias de hoje. Maria Cândida traz propagandas dos anos 50 e 60 que mostram como a mulher era vista pela sociedade nessa época, os papéis e a descredibilização. Para contrapor tudo isso, apresenta sua viagem por 12 países, com 144 mulheres que se reinventaram totalmente, em diferentes momentos da vida, em continentes diferentes. Histórias de superação, de Mulheres que Brilham, seu primeiro livro.
Marca pessoal: Como me tornei uma empreendedora.
Muita gente acredita que experiência e reputação no trabalho trazem marca pessoal agregada. Errado. Pode ajudar, mas não são a essência da marca pessoal. Personal branding envolve posicionamento quase que inabalável, segmentação, comunicação assertiva, construção de imagem. Isso vale também para um produto. Maria Cândida trabalhou 30 anos como jornalista com reputação impecável. Mas só conquistou sua marca pessoal nos últimos anos, na maturidade. Nessa palestra, ela conta sua trajetória e explica como a internet foi determinante para esse processo. Apresenta dados, cases e avalia no palco as redes sociais da plateia numa aula de marca pessoal em que todas tem vários insights para seus negócios.
Temas
Conheça também:

Mafê Violatti
Especialista em Fundos de Investimento Imobiliário e carreira marcante em instituições como XP Investimentos e SiiLA Brasil.
Reconhecida por traduzir conceitos complexos em estratégias práticas, uma expertise consolidada evidencia potencial para transformar eventos em experiências ambientais e decisivas.