Eduardo Giannetti
Economista, Escritor e Acadêmico da Academia Brasileira de Letras
Eduardo Giannetti é um renomado economista brasileiro, conhecido por sua atuação acadêmica, literária e política. Militante do movimento estudantil durante sua graduação na Universidade de São Paulo, Giannetti foi membro da organização trotskista Liberdade e Luta (Libelu). Cursou doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge, onde também lecionou entre 1984 e 1987 e de 1988 a 2001. Além de sua atuação internacional, foi professor na Faculdade de Economia e Administração da USP e no Insper (anteriormente Ibmec São Paulo).
Sua carreira acadêmica é marcada por uma vasta produção de livros e artigos, com suas obras traduzidas para diversos idiomas. Giannetti é bicampeão do Prêmio Jabuti, tendo sido laureado em 1994 com o livro "Vícios privados, benefícios públicos?" e em 1995 com "As partes & o todo".
No campo da política, atuou como assessor econômico do partido Rede Sustentabilidade, elaborando planos de governo para a candidata Marina Silva nas campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018. Em 16 de dezembro de 2021, foi eleito para a Cadeira nº 2 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Tarcísio Padilha, sendo recebido oficialmente pelo acadêmico Antonio Cicero em 12 de agosto de 2022. Sua trajetória destaca-se pela combinação de contribuição acadêmica, literária e influências políticas significativas no Brasil.