Luiz Fernando Lucas
Referência em liderança consciente, ética corporativa e cultura de valores
Luiz Fernando Lucas reúne mais de duas décadas de atuação nos bastidores e na linha de frente do mundo corporativo. Sua trajetória passa por cargos de alta liderança como CEO, diretor e presidente em empresas dos setores de saúde, varejo, tecnologia e serviços — incluindo nomes como AWAKE Health, Hospital Samel, Emurb e Peppers and Rogers Group. Além da vivência prática, acumulou reconhecimentos em iniciativas de impacto como o TOYP Brasil 2011 e o programa internacional Future Leaders for the World, realizado na Turquia com jovens de diversos países sob curadoria do filósofo Stefano D’Anna.
É autor do best-seller “A Era da Integridade”, obra que virou referência para executivos, empreendedores e líderes que buscam uma governança mais consciente e alinhada a valores perenes. Em resposta à crescente demanda por esse novo modelo de liderança, fundou a Escola da Integridade, onde exerce o papel de CEO – Consciousness Elevation Officer, uma releitura da função executiva tradicional, voltada à elevação de consciência pessoal, coletiva e institucional.
Formado em Direito, com MBA pela FAAP e extensão executiva na Kogod Business School (American University/EUA), lecionou por cinco anos como professor de pós-graduação na FAAP. É membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e já atuou como conselheiro em entidades como a AACD, o Instituto Capitalismo Consciente, CIESP/FIESP, além de ter exercido cargos diretivos na ABIPLA e na ABIESV.

Ao longo da carreira, também foi revisor técnico de publicações estratégicas, como One-to-One B2B (Campus, 2001), e promoveu ações transformadoras à frente do Instituto Acordem e Progresso, que desenvolve consciência cívica e política entre jovens. Como líder engajado na sustentabilidade e no desenvolvimento regional, idealizou e presidiu a Associação pelo Desenvolvimento Sustentável de São José do Rio Preto e Região, inspirada na Agenda 21 da ONU.
Com passagens por mais de 30 países e quase todos os estados brasileiros, levou sua mensagem para públicos diversos — de grandes corporações a eventos internacionais. Entre os clientes atendidos como consultor estão empresas como Microsoft, HP, Vivo, O Boticário, Totvs, Organon, Bridgestone-Firestone, Merial e Universidade Anhembi Morumbi.
Seus temas giram em torno da liderança ética, cultura de confiança, felicidade corporativa, compliance humanizado e construção de sistemas de integridade. Com linguagem acessível, pensamento estratégico e profundo embasamento filosófico, transforma complexidade em clareza — gerando conexão entre propósito e performance.
Liderança Consciente em tempos de IA
Inteligência Artificial – Uma questão de Ética
O autoconhecimento e capacidade de compreensão de si mesmo, dos estados emocionais e mentais que originam paz e equilíbrio ou ansiedade, burn-out e insatisfação é o grande diferencial que líderes íntegros e conscientes podem trazer ao mundo.
Essa palestra traz os conceitos e as ferramentas necessárias para lidar com a origem, o estado interno e com isso isolar melhor e compreender o outro, as relações e os desafios em tempos de inteligência artificial, excesso de informações e dados e desafios acelerados de mudança.
Compliance como Cultura de Valores!
ESG e Compliance como Filosofia, Cultura e Prática
A Cultura de Valores e os conceitos filosóficos, jurídicos e de negócios que estão transformando o mercado de investimento e as empresas do mundo para um capitalismo mais consciente, inclusivo e de propósito apresentados de maneira didática e impactante tanto do ponto de vista racional quanto emocional, proporcionam transformação e engajamento do público.
Fazer o certo é o único jeito de Dar Certo!
Ética. Será esse o caminho?
Trazer em profundidade conceitos sobre integridade, ética, como filosofia e estilo de vida e não apenas estratégia de negócio. Conscientizar para o impacto que causamos como indivíduos, líderes e organização.
Compreensão sobre Integridade de uma maneira mais profunda e individual, gerando o estado interno e a competência necessária para exercer e melhorar a qualidade como líder consciente de si e de seu papel no coletivo.