Malu Pires
Empreendedora visionária que transformou chapéus artesanais em um ícone de moda sustentável
Em dez anos, Maria Luara, a mente por trás da marca Malu Pires, viu sua vida mudar completamente graças à aposta que fez em chapéus de palha. A simplicidade do produto ganhou fama e forma nas mãos da empresária e virou queridinho das celebridades. A receita do sucesso? Pensar grande, começar pequeno.
Ainda quando trabalhava como advogada, em 2014, ela decidiu que era hora de mudar os planos para poder realizar seus sonhos e escolheu um caminho profissional completamente diferente: vender chapéus cheios de brasilidade.
Natural de Rio Verde, cidade no interior de Mato Grosso do Sul, ela sabia que os chapéus eram peças comuns na região por causa do calorão, mas pensou além e entendeu que aquilo que fazia parte do seu dia a dia poderia fazer parte da vida de outras pessoas, mas de um jeito mais elegante.
Inspirada por influenciadoras que atraiam milhares de seguidores, ela decidiu criar chapéus fora do tradicional e que eram acompanhados por faixas coloridas e personalizáveis, algo inédito. Então, aos 22 anos, Malu começou a vender suas primeiras criações pelo Instagram, uma aposta ousada para a época, quando o varejo digital ainda era uma novidade para pequenas marcas.
O reconhecimento veio rapidamente, impulsionado por sua visão criativa e pela demanda por peças com design autoral, que valorizam a mão de obra e as matérias-primas nobres do Brasil. Suas composições cheias de bossa e cores logo chamaram a atenção do público, inclusive celebridades, levando a marca para outro status.

Aposta nas redes sociais e criação de conteúdo
Mas essa história não é apenas sobre chapéus, e sim sobre estar atento e preparado para as oportunidades. Sabendo que suas peças eram originais e estavam ganhando fãs, Malu viu que estar "on" seria seu maior trunfo e logo criou seu e-commerce, mas não parou por aí.
Malu conta que um dos segredos para a estratégia dar certo é o investimento contínuo na produção de conteúdo. Nas redes sociais, especialmente no Instagram, ela compartilha cliques de modelos e clientes usando os chapéus e bolsas de palha, e expõe os bastidores da vida de empresária para os seus quase 500 mil seguidores.
Viagem para a Europa? Então é uma oportunidade de criar fotos e vídeos que o público da marca vai gostar de consumir, e vale levar todo uma equipe para garantir que o material seja de qualidade e o retorno garantido. O esforço é a prova de que o olhar atento é essencial para aproveitar as oportunidades e fazer a marca ser lembrada por todos os cantos.
Nos últimos anos, Malu recebeu o convite para levar sua marca para o SPFW e para A Semana de Moda de Paris, que é uma plataforma para marcas se conectarem com compradores internacionais, imprensa e mídia global. Assim, anos após muito esforço, os olhos do mundo puderem conhecer as tramas de um chapéu criado no coração do Pantanal.
Lições de resiliência e empreendedorismo
A resiliência foi outra habilidade indispensável para chegar ao que conhecemos hoje. E isto, traz embutido saber suportar mudanças, pressões, cobranças e os altos e baixos do negócio, bem como manter uma rotina consistente e frequente.
Malu venceu os desafios do mercado e soube inovar em um nicho que, até então, era pouco explorado no Brasil. Sua visão empreendedora, aliada à paixão pela moda, fez dela uma das empresárias mais promissoras da atualidade, mostrando que é possível crescer, inovar e conquistar o mundo, sem perder as raízes.