top of page

Vantagens estratégicas: terceirização de TI e automação operacional no mercado de seguros


Terceirização de TI mercado de seguros, agile it, sandro paese,

No contexto dinâmico do setor de seguros, a eficiência operacional e a inovação tecnológica tornaram-se imperativos para o sucesso das empresas. Uma abordagem cada vez mais adotada para atender a essas demandas é a terceirização do desenvolvimento de Tecnologia da Informação (TI), com foco especial nas Soluções de Automação Operacional. Neste texto, vamos explorar a importância dessa prática e suas vantagens no contexto do setor de seguros.


1. Complexidade tecnológica no mercado de seguros


O setor de seguros enfrenta uma crescente complexidade tecnológica, desde a gestão de apólices até a análise de dados para tomada de decisões estratégicas. A terceirização de TI surge como uma solução para empresas que buscam superar esses desafios sem comprometer recursos internos essenciais.


“É neste contexto que eu apresento a AGILE IT, uma empresa de Soluções e Serviços Tecnológicos, com mais de 15 anos de expertise no mercado de seguros”, revela Diego Maia, um dos maiores especialistas em vendas e negócios do Brasil. 





2. Aceleração da inovação


Terceirizar o desenvolvimento de TI permite que as seguradoras acessem especialistas em automação operacional e tecnologias emergentes. Essa parceria acelera a implementação de inovações, como inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de big data, impulsionando a capacidade da empresa de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.


3. Foco no Core Business


Ao terceirizar o desenvolvimento de soluções de automação operacional, as empresas de seguros podem concentrar seus recursos e energia em suas atividades essenciais. Isso proporciona uma vantagem competitiva, permitindo que se destaquem na oferta de serviços de qualidade, sem se preocuparem com a complexidade técnica por trás das operações.


Terceirizar o desensolvimento de soluções comerciais proporcionam a TI da companhia o redirecionamento de foco para operações estratégicas da empresa e não mais para operações de automação de atividades”, garante o fundador da Agile IT, Sandro Paese

4. Redução de custos e aumento da eficiência


A terceirização de TI muitas vezes resulta em uma redução significativa de custos operacionais. Empresas especializadas em desenvolvimento de tecnologia oferecem economias de escala, reduzindo custos com pessoal, infraestrutura e atualizações tecnológicas. Além disso, a automação operacional contribui para a eficiência, otimizando processos e reduzindo a probabilidade de erros humanos.


5. Atendimento às demandas flutuantes


O mercado de seguros é altamente dinâmico, sujeito a flutuações nas demandas e nas regulamentações. A terceirização de TI no mercado de seguros permite que as empresas se adaptem mais rapidamente a essas mudanças, ajustando suas soluções de automação operacional de acordo com as necessidades específicas do momento. 


“Em parceria com a multinacional PROGRESS, através da plataforma SITEFINITY, a Agile IT oferece Soluções de Automação Operacional ao Mercado de Seguros de acordo com as necessidades de cada área interna, sejam elas pontuais ou recorrentes”, informa Sandro. 

6. Acesso a experiência especializada


Parceiros de terceirização de TI frequentemente possuem uma equipe altamente qualificada e experiente. Ao colaborar com esses especialistas, as seguradoras podem aproveitar o conhecimento aprofundado em soluções de automação operacional, garantindo a implementação de práticas e tecnologias de última geração.


7. Melhoria na segurança da informação


As empresas especializadas em TI dedicam-se a manter as mais altas práticas de segurança da informação. Ao terceirizar, as seguradoras podem beneficiar-se de sistemas robustos de segurança, protegendo seus dados e garantindo conformidade com as regulamentações do setor.


A Agile IT oferece soluções agregadoras, como por exemplo o Agile-commerce, que  integra Divulgação, Comercialização, Comunicação de Produtos e Negócios e a Agile-DFS-e e Agile DF-e, que fazem a integração e automatização de processos financeiros para pagamento de remunerações, fornecedores e prestadores de serviços com busca de notas fiscais de serviços e inteligência de tributação fiscal.


8. Flexibilidade e escalabilidade


A terceirização proporciona flexibilidade, permitindo que as seguradoras aumentem ou diminuam rapidamente a capacidade de suas operações em resposta às mudanças do mercado. Isso é particularmente crucial em um setor onde a adaptabilidade é fundamental para o sucesso a longo prazo.


Conclusão sobre as vantagens sobre a terceirização de TI no mercado de seguros


Em um mercado de seguros cada vez mais competitivo, a terceirização do desenvolvimento de Tecnologia da Informação, com ênfase nas Soluções de Automação Operacional, emerge como uma estratégia crucial para impulsionar a inovação, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.


Ao abraçar essa abordagem, as empresas podem posicionar-se de maneira mais competitiva e focar na entrega excepcional de serviços, mantendo-se alinhadas com as demandas em constante evolução do setor.


bottom of page