4 dicas para um efetivo network por advogado e especialista em gestão e negócios

A pedido de Diego Maia, Sergio Vieira fala sobre a importância de estar presente e dar preferência a relações continuadas.





O homem é um ser social, e há anos vem aperfeiçoando sua capacidade de conhecer e se relacionar com pessoas para ampliar seus horizontes e garantir novas oportunidades, seja no âmbito profissional quanto no pessoal. O advento da internet e a ascensão das redes sociais conectaram ainda mais as pessoas, evidenciando que hoje, em um mundo altamente interligado, estabelecer uma boa rede de contatos se faz ainda mais importante. Assim surge o networking, palavra derivada do inglês caracterizada basicamente como a habilidade de se relacionar com os demais. Aplicada, sobretudo, no contexto profissional, essa prática se configura como uma forma muito importante de fazer negócios e alavancar a carreira. É uma ferramenta fundamental para qualquer área, independe do nível hierárquico, e pode acontecer entre profissionais dos mais diversos segmentos.

"Network nada mais é do que uma rede de relacionamento, a qual você constrói, planta, rega e colhe os frutos dela. É usufruir das pessoas do seu convívio, gerando novas conexões e aprofundando as conexões já existentes", explica Sergio Vieira, MBA em Gestão e Negócios e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, em Manaus. De acordo com o especialista, para garantir um network efetivo, é importante saber verdadeiramente em quais lugares você precisa estar, assim como conhecer o seu público-alvo e onde estão seus possíveis clientes. Ele afirma que é nesses ambientes que você precisa se fazer presente para conseguir desenvolver uma boa rede de contatos.

Outro ponto importante a ser considerado é o fato de que além de ser visto, você precisa ser notado. "Não basta estar ali apenas como mais um. Você precisa firmar presença", reforça Vieira. Para o advogado, não basta estar no ambiente apenas por estar, é importante se destacar.

Ademais, Sergio assegura que o mercado de trabalho não aceita mais o vendedor, o profissional chato, insistente, que quer, a qualquer custo, marcar uma reunião ou vender e apresentar seu negócio. Então, tenha sempre isso em mente ao se relacionar com as pessoas. Por último, o especialista em gestão e negócios fala sobre a importância de se colocar à disposição. "Diga aquilo que você está apto a fazer, e seja uma opção para, quando necessário, aquela pessoa com quem você se conectou lembre de você", finaliza. Sobre Sergio Vieira Sergio Vieira é advogado, possui MBA em Gestão e Negócios, e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados.

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CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


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