4 dicas para um efetivo network por advogado e especialista em gestão e negócios
A pedido de Diego Maia, Sergio Vieira fala sobre a importância de estar presente e dar preferência a relações continuadas.

O homem é um ser social, e há anos vem aperfeiçoando sua capacidade de conhecer e se relacionar com pessoas para ampliar seus horizontes e garantir novas oportunidades, seja no âmbito profissional quanto no pessoal. O advento da internet e a ascensão das redes sociais conectaram ainda mais as pessoas, evidenciando que hoje, em um mundo altamente interligado, estabelecer uma boa rede de contatos se faz ainda mais importante. Assim surge o networking, palavra derivada do inglês caracterizada basicamente como a habilidade de se relacionar com os demais. Aplicada, sobretudo, no contexto profissional, essa prática se configura como uma forma muito importante de fazer negócios e alavancar a carreira. É uma ferramenta fundamental para qualquer área, independe do nível hierárquico, e pode acontecer entre profissionais dos mais diversos segmentos.
"Network nada mais é do que uma rede de relacionamento, a qual você constrói, planta, rega e colhe os frutos dela. É usufruir das pessoas do seu convívio, gerando novas conexões e aprofundando as conexões já existentes", explica Sergio Vieira, MBA em Gestão e Negócios e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados, em Manaus. De acordo com o especialista, para garantir um network efetivo, é importante saber verdadeiramente em quais lugares você precisa estar, assim como conhecer o seu público-alvo e onde estão seus possíveis clientes. Ele afirma que é nesses ambientes que você precisa se fazer presente para conseguir desenvolver uma boa rede de contatos.
Outro ponto importante a ser considerado é o fato de que além de ser visto, você precisa ser notado. "Não basta estar ali apenas como mais um. Você precisa firmar presença", reforça Vieira. Para o advogado, não basta estar no ambiente apenas por estar, é importante se destacar.
Ademais, Sergio assegura que o mercado de trabalho não aceita mais o vendedor, o profissional chato, insistente, que quer, a qualquer custo, marcar uma reunião ou vender e apresentar seu negócio. Então, tenha sempre isso em mente ao se relacionar com as pessoas. Por último, o especialista em gestão e negócios fala sobre a importância de se colocar à disposição. "Diga aquilo que você está apto a fazer, e seja uma opção para, quando necessário, aquela pessoa com quem você se conectou lembre de você", finaliza. Sobre Sergio Vieira Sergio Vieira é advogado, possui MBA em Gestão e Negócios, e sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados.
Conheça o CDPV
CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
O CDPV é o mantenedor da Academia de Vendas, a maior comunidade de vendas e gestão de vendas do Brasil.
Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização com treinamentos e cursos de vendas.
Você pode se interessar por este conteúdo:
Saiba porque uma palestra de vendas é benéfica para sua empresa
As 50 melhores frases motivacionais para motivar equipes de vendas
As 10 palestras motivacionais de vendas do Diego Maia mais contratadas pelas empresas
Gestão de equipes de vendas: um guia para melhorar a performance
Você pode se interessar também: