top of page

Conheça as principais tendências tecnológicas para 2023

A convite de Diego Maia, RenatoHalt, cofundador da b2finance, preparou este artigo sobre as tendências de 2023





Ao final de cada ano, surgem as perguntas sobre :


Quais serão as novidades para o ano seguinte? Novidades, expectativas, soluções inteligentes, resolução de problemas da sociedade movem esse pensamento sobre o que o futuro reserva ou espera dos grandes negócios.

Pensando nisso, a Gartner produziu um relatório com alguns dos principais temas que empresários e gestores devem olhar no próximo ano para manter seus empreendimentos no caminho do crescimento.

Em 2023, a tecnologia continua sendo a protagonista. Porém, com foco em sustentabilidade. Isso porque é por meio desses dois aspectos que as empresas poderão harmonizar objetivos e oportunidades de desenvolvimento.


Será que sua empresa está preparada para o que o mercado provavelmente vai exigir das grandes organizações no ano que vem?

Confira, abaixo, as principais tendências para 2023.


Tecnologia com sustentabilidade

De acordo com os dados da pesquisa da Gartner, CEOs afirmaram que as transformações ambientais e sociais são uma de suas prioridades. Para eles, não há mais como esperar para promover mudanças nesses dois temas.

Em 2023, o que se espera é a criação de soluções específicas que atendam a proposta de Environmental, Social and Governance (ESG) com o objetivo de cumprir as metas neste aspecto.

Metaverso é real e veio para ficar

Uma das maiores expectativas para os próximos anos é o Metaverso. Até 2027, estima-se que mais de 40% das grandes empresas mundiais desenvolvam projetos que englobam Web3, computação espacial com projetos dentro de metaversos. O objetivo é engajar, promover colaboração e conexão entre funcionários por meio de recursos e experiências no novo universo paralelo.

Inteligência Artificial precisa de gestão de confiança e risco

Cerca de 41% das instituições que a Gartner entrevistou afirmam que já sofreram com problemas de privacidade de Inteligência Artificial (IA). Além de representar um risco, esse fato indica que, infelizmente, existe um número considerável de organizações que não estão preparadas para gerenciar esse tipo de ameaças.


Em contrapartida, a mesma pesquisa identificou que organizações mais bem preparadas com esse tipo de tecnologia alcançaram resultados muito melhores em projetos de IA.

Imunidade Digital

Segundo estimativa da Gartner, até 2025 instituições empresas que investirem em criação de sistemas para imunidade digital irão diminuir o tempo de inatividade de sistemas em até 80%. Diretamente, isso significa aumento de receita e maior lucratividade.

SuperApps

Geralmente, os superapps são capazes de reunir diferentes tipos de recursos e agrupa todos eles em apenas um software. Isso beneficia o desenvolvimento de mini aplicativos por terceiros, além de fornecer um conjunto específico de funções. Nos próximos quatro anos, a probabilidade é que mais de 50% da população mundial utilize esse tipo de tecnologia.

Desenvolvimento eficaz


Neste caso, a intenção é melhorar a experiência de desenvolvedores e proporcionar uma entrega mais ágil para os clientes. A pesquisa indica que 80% das empresas de produção de software irão formar equipes de plataforma até 2026. Uma novidade que também vem chegando no próximo ano são os portais de autoatendimento para desenvolvedores.

Cidades Inteligentes

Conhecido há alguns anos, o conceito de cidades inteligentes vem numa crescente. Para 2023, empresas que pensarem em tecnologia e infraestrutura para melhorar mobilidade urbana, saúde e a sustentabilidade, sairão na frente.

Tokens

Os tokens são a promessa de transações financeiras mais seguras e mais ágeis também. O processo conhecido como “tokenização” transforma informações reais em dados equivalentes de forma digital, segura e protegidas por chaves criptografadas.

Levando em consideração toda a revolução que as inovações tecnológicas causaram nos últimos anos, uma coisa é certa sobre o que está por vir:


mais eficiência, otimização, aceleração na transformação digital e mais soluções inteligentes.

O que não se pode perder de vista é que embora as mudanças causem certo desconforto no início, elas são o caminho para propor novas formas de negócios, de inovação e movimentação da sociedade em busca de novidades e melhorias para o mundo.





Conheça o CDPV


CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.



O CDPV é o mantenedor da Academia de Vendas, a maior comunidade de vendas e gestão de vendas do Brasil.




Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização com treinamentos e cursos de vendas.



Você pode se interessar por este conteúdo:





Você pode se interessar também:




Yorumlar


bottom of page