Funil de vendas: o que é e como aplicar no seu negócio

Você conhece o funil de vendas e sabe como ele pode contribuir no sucesso da sua empresa? Entenda como essa estratégia pode ajudá-lo



Todos nós estamos vendendo a todo momento. Seja algum produto, uma ideia, uma experiência ou até o nosso tempo. Todo mundo precisa saber vender, portanto, suas técnicas precisam ser dominadas e aprimoradas constantemente.


Dessa forma, entender o funil de vendas é um elemento primordial para alcançar o sucesso e se tornar um grande vendedor. Ele representa, basicamente, a jornada do cliente desde o primeiro contato com o seu produto até o fechamento da compra.


Em suas palestras e treinamentos de vendas, o palestrante Diego Maia, ensina exatamente o que é funil de vendas e as técnicas necessárias em cada uma de suas etapas para que você consiga finalizar a venda com sucesso. Considerado um dos maiores palestrantes de vendas do Brasil, Diego Maia já realizou milhares de palestras em diversos estados brasileiros para empresas e equipes que buscam aprimorar suas habilidades e se tornarem referência em vendas.


Para que você possa entender um pouco mais sobre o funil de vendas, como dominá-lo e aplicá-lo no seu negócio para trazer resultados surpreendentes, separamos neste artigo as principais informações sobre o assunto. Confira!


Afinal, o que é funil de vendas?


Funil de vendas é a trajetória percorrida pelo usuário, desde o seu primeiro contato com o produto até concluir a compra, se tornando então, um cliente. Toda empresa tem o seu funil de vendas, independente do segmento em que atua.


Ao longo do funil, é possível identificar em qual etapa a sua empresa apresenta mais dificuldades para prosseguir e fechar a venda. Assim se torna mais fácil criar ações e estratégias específicas para cada estágio e conduzir de maneira eficiente o cliente até a conclusão da compra.


Veja quais são as etapas do funil de vendas e o que cada uma delas representa.


Jornada do cliente


Um potencial cliente, também é chamado de lead. Para criar abordagens que conduzam seu lead ao longo da jornada de maneira eficaz, é preciso saber exatamente qual é cada etapa. De uma forma geral, a jornada do cliente é formada pelo topo, meio e fundo do funil, e cada uma dessas partes significa a maturidade do lead em relação ao seu produto.


Topo do funil


O topo do funil, também chamado de ToFu, é considerado a etapa da consciência. É o primeiro contato do cliente com o produto e a possibilidade de compra. É o local que você quer atingir o maior número de leads possíveis e qualificá-los.


Através de uma análise de IPC - Perfil de Cliente Ideal, ele é repassado para a próxima etapa de vendas, aumentando sua possibilidade de fechar o negócio. Se ele não for reconhecido como um bom perfil de cliente ideal, provavelmente ele não irá adquirir seu produto, porque não é de seu interesse ou sua dor não pode ser resolvida através dele.


Fazendo essa qualificação, é possível eliminar leads não qualificados e prosseguir com os que possuem mais chances de se tornarem, de fato, um cliente.


Quer saber como estruturar o departamento comercial da sua empresa com um dos maiores especialistas em vendas do Brasil? Inscreva-se gratuitamente na MasterClass online com o palestrante de vendas Diego Maia, que ocorrerá dia 25 de janeiro às 19 horas via Zoom.

Meio de funil


Os leads no meio de funil já são qualificados e demonstraram maior interesse no seu produto. Trabalhá-los da maneira correta e estrategicamente é muito importante para o sucesso da venda.


Uma vez que o cliente já sabe a sua dor e reconhece o problema, é a hora do vendedor mostrar como esse produto é capaz de ajudá-lo. Eles já interagiram com o seu conteúdo e você tem de fazer demonstrações do produto, mostrar provas sociais e evidenciar ainda mais os benefícios ao adquiri-lo. Esses elementos são fundamentais para levá-los à próxima etapa.


Fundo de funil


Nessa etapa é feita a decisão de compra. São leads extremamente qualificados, que já se mostraram muito interessados no seu produto. Você precisa querer ajudar de fato o cliente e não apenas vender o seu produto. Por isso, esse é o momento de mostrar que fechar o negócio com você é o melhor pra ele.


Confira esses conteúdos:


Como fazer um pós-vendas-memorável

Como vender valor e não preço

Como contratar vendedores e representantes comerciais

Cinco erros ao realizar um treinamento de vendas

15 melhores dinâmicas de grupo para engajar seu time de vendas


Se você tiver realizado todas as etapas do funil de vendas até aqui, qualificando e criando uma relação de confiança, o lead conseguirá entender que a melhor solução para sua dor, é o seu produto, e então, ele fechará o negócio e se tornará um cliente.


Claro que essa foi uma explicação simples de como funciona um funil de vendas, mas com ela você já consegue entender melhor sobre o assunto e aplicá-la para conseguir melhores resultados.


Quais os benefícios do funil de vendas


Os benefícios do funil de vendas para sua empresa são inúmeros. Confira abaixo os principais deles:

  • Aumenta a produtividade;

  • Previsibilidade de resultados;

  • Otimiza a gestão;

  • Aumenta o aproveitamento de atividades;

  • Feedback úteis em relação ao produto;

  • Aperfeiçoamento de estratégias;

  • Identificar os pontos fracos da empresa na jornada do cliente e ajustá-las;

  • Diminuição da perda de oportunidade de vendas.


Os resultados da aplicação do funil de vendas são realmente incríveis. Uma estratégia inteligente e direcionada pode alavancar os rendimentos do seu negócio, atraindo os leads certos a cada etapa do funil.


Em suas palestras e treinamentos de vendas, Diego Maia faz uma análise profunda sobre todo esse processo e ensina técnicas eficientes e modernas para serem aplicadas de forma eficaz.


Dominar o processo de vendas exige prática e aperfeiçoamento constante, por isso, investir em treinamento e palestras sobre o assunto, pode ser uma solução para alcançar o sucesso. O funil de venda é só uma entre tantas outras disponíveis. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nossos posts.


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.


Confira uma edição do podcast BóraVoar, comandado por Diego Maia:



Conheça o CDPV


CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


Atuamos em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.