Whatsapp CRM como estratégia de vendas para 2022

Será preciso entender e conhecer as melhores estratégias de vendas para o ano de 2022, para que sua empresa esteja sempre atualizada nas tendências.


Um novo ano começou trazendo muitas expectativas para os empresários. A pandemia que assolou o mundo desde 2019 modificou muito o processo de vendas das empresas, que passou a ser menos presencial e mais digital.

No mundo digital atual, os smartphones se tornaram itens essenciais para os indivíduos realizarem diversas atividades diárias. As pessoas utilizam o celular para comprar produtos, pagar contas, chamar um táxi, se comunicar com amigos e familiares, etc. Por isso, o uso de redes de mensagens como o WhatsApp se tornou muito frequente.

As plataformas CRM, ou seja, sistema de gerenciamento de clientes, surgiram com o intuito de otimizar e automatizar o processo de vendas. Essas ferramentas são capazes de integrar várias redes sociais e de mensagens simultaneamente, para que a empresa possa organizar melhor o contato com os clientes presentes em diversos ambientes virtuais e para que não ocorra uma quebra na comunicação com o cliente.

Você precisará entender e conhecer as melhores estratégias de vendas para o ano de 2022, para que sua empresa esteja sempre atualizada nas tendências. Sendo assim, inseri abaixo algumas dicas sobre o uso do WhatsApp CRM como estratégia de vendas para 2022. Vamos conferir juntos?


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1. Foque no atendimento com excelência

O atendimento ao cliente é um dos principais pilares da equipe de vendas. Quando é realizado com qualidade, é capaz de fidelizar clientes, conquistar novos leads e expandir as vendas do seu negócio em enormes proporções. Todo cliente gosta de ser bem tratado, de ser ouvido, de ter seus problemas e necessidades atendidas sem rodeios. Por isso, para que sua empresa tenha sucesso, é necessário investir muito na qualidade do atendimento prestado ao cliente.

O WhatsApp CRM também pode ser muito usado nesse aspecto. Ao permitir a integração das informações dos clientes e acesso fácil a elas, pode-se usar isso no momento da conversa com o cliente. É sempre muito bom quando um cliente entra em contato com a empresa e os funcionários já conhecem informações relevantes para as vendas como:

· Produtos já adquiridos;

· Reclamações;

· Dados pessoais (telefone, e-mail, e etc.);

· Interesse em futuras compras;

· Frequência de compras.

Conhecendo essas informações, é possível realizar um atendimento personalizado, atendendo às necessidades de cada cliente. Como dica, é recomendado que você sempre chame o cliente pelo nome que ele indicar, não use mensagens automáticas ou robóticas que fujam do assunto da conversa ou passem a impressão de impessoalidade, e sempre se mostre solícito ao auxiliar o cliente.

Outra vantagem do WhatsApp CRM que pode ter grande impacto na qualidade do atendimento ao cliente é a organização das mensagens que você receberá. Qual cliente gosta de aguardar horas por uma resposta ou se sentir sendo deixado no vácuo? Nenhum! Então, você tem a possibilidade de usar essa ferramenta para organizar a caixa de entrada de mensagens dos seus clientes de acordo com as prioridades ou sinalizar os casos que ainda estão pendentes de resolução.


2. Envio de mensagens automáticas

O envio de mensagens automáticas é uma das melhores ferramentas que você deve considerar para que aprenda a fazer vendas através de um WhatsApp CRM. Quando se tem centenas ou milhares de clientes é impossível mandar mensagens para vários clientes sem que tempo precioso seja perdido. Quando esses clientes estão em diversas redes sociais ou de mensagens, essa tarefa se torna mais difícil ainda, pois haveria a necessidade de acessar cada uma dessas plataformas e mandar manualmente a mensagem para cada cliente.

O WhatsApp CRM é capaz de tornar essa tarefa simples e fácil! O que você precisa é apenas configurar a mensagem a ser enviada e os canais que deseja, sem se preocupar com tempo ou precisar acessar as redes sociais de forma individualizada.

3. Sempre informe os seus clientes sobre as novidades

Todo cliente ama novidades! Utilizar promoções, descontos, produtos novos, novas formas de pagamento, ou qualquer outra novidade é uma forma de atrair os clientes para comprar um produto da sua empresa. Alguns clientes desejam adquirir o produto, mas precisam de um empurrãozinho para efetivar a compra e é aí que você poderá trabalhar.

Uma das melhores vantagens de se integrar um WhatsApp CRM é a possibilidade de enviar mensagens promocionais para vários clientes simultaneamente e ter um controle maior sobre as respostas de cada um. Aliando isso com a equipe de marketing, é possível ter um excelente resultado através dessa estratégia, se for bem realizada. O WhatsApp CRM também é capaz de gerar relatórios sobre o desempenho da sua estratégia ou campanha específica e com esses dados você poderá decidir se usará a mesma estratégia novamente.

Com essa estratégia, você pode fazer uso de vários recursos como vídeos, imagens, envio de textos com códigos promocionais, envio de links para acesso ao site de vendas e etc. As possibilidades são infinitas para atrair os clientes e a criatividade deve ser o maior forte dessa estratégia.

Então, vimos que o WhatsApp CRM para vendas é uma ferramenta muito útil na atualidade e é essencial para uma empresa que deseja ter seu processo de vendas otimizado e eficiente.


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CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


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