top of page

O ódio corrói quem o sente e não fere o inimigo

Na sua pílula diária de otimismo o palestrante de vendas Diego Maia traz uma reflexão sobre injustiça

Esta lenda dos índios cherokees, aqueles índios nativos dos Estados Unidos, traz um grande ensinamento, fica ligado.


Certo dia, um jovem índio procurou o avô para pedir um conselho. O garoto estava possesso de raiva, tinha sofrido uma injustiça de seus amigos e só pensava em se vingar a qualquer custo.


O velho índio disse:


“Eu também, às vezes, sinto grande ódio daqueles que cometem injustiças. Mas o ódio corrói quem o sente, e nunca fere o inimigo. É como tomar veneno desejando que o inimigo morra.”


“É como se existissem dois lobos dentro de mim, que vivem travando um combate eterno. Um deles é bonzinho e não faz mal a ninguém. Mas o outro lobo… é cheio de raiva. Ele briga com todos, o tempo todo, sem nenhum motivo."


O garoto olhou para o avô e perguntou: “Já que estes dois lobos internos vivem em guerra dentro da gente, qual deles vence?”


Ao que o avô sorriu e respondeu: “Aquele que eu alimentar.”




Sobre o Diego Maia


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.


Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.



bottom of page