top of page

Vale do Café é atração para turismo no Sul Fluminense

Região já foi a maior produtora e exportadora de café do mundo e é alternativa para quem procura destinos históricos.



Você sabia que o Sul do Estado do Rio de Janeiro já foi a maior região produtora de café do mundo? Pois é... conhecida como Vale do Café, no século 19 era responsável por 75% de todo o café consumido no planeta e, assim, fez do Brasil o líder na geração e exportação dos grãos.


Hoje o Vale do Café é uma região turística muito interessante no Estado do Rio de Janeiro. É atrativa para os entusiastas da bebida, mas também para quem se interessa por história e natureza.


Com a perspectiva de retomada do turismo com o avanço da vacinação contra a Covid-19, é uma boa pedida de viagem dentro do país.


Para falar um pouco mais sobre as atrações do Vale do Café o podcast BóraVoar, comandado pelo palestrante de vendas mais contratado do Brasil, Diego Maia, recebeu a diretora executiva do Vale do Café Convention & Visitors Bureau, Luciana De Lamare. Confira.


Diego Maia - O que vocês estão fazendo para voltar a receber turistas no Vale do Café?


Luciana De Lamare - É uma região fascinante, o Vale do Café é a denominação turística para um conjunto de 15 municípios da região do Vale do Paraíba, no Sul do estado do Rio de Janeiro. Fica mais ou menos a duas horas do Rio, fica bem perto de São Paulo e mais ou menos a uma hora de Minas Gerais. O interessante sobre a região é que durante o século 19, ela foi responsável pela produção de 75% do café consumido no mundo e garantia ao Brasil a condição de líder na produção e exportação de café.


"O que ficou pra gente hoje, é um legado material e imaterial que é desconhecido por grande parte dos brasileiros e é isso que a gente precisa mudar." Luciana De Lamare

Diego Maia - Muito legal Luciana. Quais os outros atrativos da região?


Luciana De Lamare - O que ficou pra gente hoje, é um legado material e imaterial que é desconhecido por grande parte dos brasileiros e é isso que a gente precisa mudar. Hoje é possível visitar jardins, fazendas históricas, ranchos, cafezais, orquidário, queijaria e destilarias, e muitos espaços de memória. Nós oferecemos aqui um verdadeiro bálsamo de conexão, o reencontro com a natureza e, nesses momentos de pandemia, espaços seguros para que os visitantes aproveitem o máximo do tempo que eles têm fora da cidade, fora de suas casas.


Diego Maia - Tem muita história.


Luciana De Lamare - A região do Vale do Café também é a maior bacia hidrográfica do sudeste brasileiro. Fica nas margens do rio Paraíba do Sul e é responsável pela vida nas principais metrópoles do país, Rio de Janeiro e São Paulo. Então, esse é o verdadeiro santuário cultural e natural do Brasil emoldurado pela Mata Atlântica e que precisa ser conhecido por todos.


Diego Maia - O local, mesmo após todo esse momento de pandemia, vai passar a adotar algum tipo de medida mais rígida? Uma medida sanitária de controle mais rígida quando o retorno total do turismo acontecer? O que você acha?


Luciana De Lamare - Nós estimamos que o pior da pandemia já passou e conforme a vacinação da população vai avançando, a flexibilização de medidas e decretos estão sendo adaptados a essa realidade de queda de contaminação. Então, de fato a procura pelo destino só tem aumentado conforme as pessoas se sentem mais seguras e entendem que o destino está preparado para recebê-los com toda segurança. Esperamos por vocês no Vale do Café.


***


Você pode conferir mais entrevistas exclusivas no Portal CDPV e ouvi-las no podcast BóraVoar no seu navegador ou na sua plataforma de streaming preferida, como o Spotify, por exemplo.


Sobre o Diego Maia


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.


Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.


bottom of page