Definir uma estratégia é fundamental para crescer na carreira, afirma Adriano Andrade

Diretor Comercial da Amanco Wavin destaca a importância de se adaptar ao longo do caminho para atingir os objetivos



Você tem uma estratégia para alcançar os seus objetivos de carreira? Esse é um dos segredos para crescer, de acordo com o Diretor Comercial da Amanco Wavin, Adriano Andrade. Entrevistado pelo palestrante de vendas Diego Maia na edição especial Sou de Vendas com Orgulho do seu podcast, o BóraVoar, o profissional falou sobre a importância de traçar um objetivo profissional.


Para Andrade, que trabalha na empresa especialista em tubos e conexões há 14 anos, ter uma estratégia bem definida é o passo mais importante para alcançar o que se busca. E isso serve tanto para as empresas que querem ser líderes no mercado quanto para um profissional de vendas que busca o crescimento na carreira.


“A gente precisa ter clareza do que quer.” Adriano Andrade

No bate-papo Diego Maia e Adriano Andrade falam sobre a importância de ter um objetivo, mas também de se adaptar ao longo do caminho para alcançá-lo. Além disso, Andrade destacou que no caso de empresas, é fundamental que todos os setores saibam qual -e a estratégia. Confira a entrevista:


Diego Maia - Você ao longo da carreira já viu muita gente crescer, muita gente ter sucesso e eu estou me referindo tanto a seus executivos de vendas, pessoas de vendas, que vivem de vendas, quanto os distribuidores, os revendedores dos produtos Amanco. Se você pudesse apontar os componentes que são primordiais para ter sucesso em vendas, em especial no seu segmento, o que você apontaria Adriano?


Adriano Andrade - Primeiramente, é uma honra estar contigo, uma referência que a gente acompanha, com informações muito ricas diariamente ou semanalmente, então agradeço o convite para estar com você. Eu tenho visto, em relação ao que você perguntou, na trajetória a gente vê não só executivos, distribuidores e vendedores, mas também empresas como um todo. Eu enxergo que o principal ponto é você ter uma estratégia muito bem definida. Seja em qual momento você estiver. Seja o executivo de vendas ou seja o distribuidor,seja a própria indústria do lado de cá. Se você tem uma estratégia de longo prazo, em primeiro lugar, onde você quer estar daqui a algum tempo, daqui um, dois, cinco anos, longo prazo, você traça cinco anos. E você desdobra para médio de curto prazo, eu entendo que é um dos melhores caminhos que se tem para atingir o sucesso.


"Todos precisam entender qual é a estratégia da empresa." Adriano Andrade

Diego Maia - E essa estratégia você acha que ela precisa ser detalhada ao extremo ou apenas uma lista de objetivos de onde quero chegar? Como é que se visualiza?


Adriano Andrade - Eu acredito que em primeiro lugar, onde você quer chegar. Eu trago o caso da nossa empresa. Onde nós queríamos chegar há 14 anos? Eu vou fazer 14 anos de empresa, quando eu entrei nós tínhamos lá ‘o que eu quero ser quando eu crescer’, vamos dizer assim. Isso como empresa e a gente olhando para o futuro. Quinze anos depois a gente executou. Mas eu costumo dizer, você joga uma pedra na frente que você vai depois buscá-la, vai alcançá-la. Então é uma estratégia, um objetivo que você quer. Mas isso precisa ser muito claro também. Diego, a gente precisa ter clareza do que quer. E aí você desdobra no longo prazo para o curto prazo. E isso tem que ser muito claro e precisa ser também transmitida para as pessoas que estão ao seu redor de forma muito clara. Todos precisam entender qual é a estratégia da empresa. Ok, a estratégia está clara, mas como você vai atingi-la? Aí que vem o que você perguntou também, os detalhes no meio, mas o importante é todo mundo saber e não ficar dúvida, né. Esclareça, deixe claro onde aquela estratégia que você está perseguindo. Como a gente pode detalhar bastante aqui, mas é importantíssimo, na minha visão.


Diego Maia - Sobretudo ter essa clareza para as pessoas que estão no time. Onde querem chegar, onde a empresa quer chegar e como fazer para chegar lá.


Adriano Andrade - Eu já vi muitas vezes a empresa ter uma estratégia, mas você vai falar com logística e não sabe daquilo, vai falar com o financeiro e não sabem, o industrial não sabe. Então, além da área comercial ter claro a estratégia, a empresa como um todo precisa saber claramente qual é essa estratégia e aonde você quer chegar e como você quer chegar lá. E aí eu vejo que quando você desenha uma estratégia, nós precisamos ter muito claro uma visão de olhar para o mercado e olhar para o todo. Então você olha o mercado, você olha as tendências, principalmente os concorrentes, o que eles estão fazendo. Eu costumo dizer que a estratégia precisa ser viva. Não mudando, a estratégia você segue, mas você precisa adaptá-la. Então, eu falo sempre: se você deixar aquela estratégia, eu quero isso, vou com ela firme e vão andando, vai entrando tecnologia e você não vai se adaptando, você morre e essa estratégia amanhã fica para trás.


Diego Maia - Essa adaptação rápida é também primordial. Se adaptar rapidamente a essas transformações ao que o mercado está apontando.


Adriano Andrade - Exato, ela precisa ser viva. Então, adaptou, mudou, eu tinha uma estratégia de vender fisicamente, agora o e-commerce entrou, a tecnologia chegou, como é que eu mudo? Eu adapto a minha empresa, mas minha estratégia principal está ali traçada. Então, isso é muito importante, porque eu vi muita muita gente montando uma estratégia, sendo fiel àquela estratégia e morrendo no meio do caminho. Então, essa sabedoria também, seja o homem de vendas lá, como é que eu vou crescer? Como é que eu vou conquistar clientes na ponta? E o que ele vai mudar durante o percurso daquela estratégia. O cliente mudou, está pensando de uma forma diferente, ele quer mais estabilidade, menos? Ele quer mais clientes, menos? Ele quer vender para B2B? Isso tudo você precisa se adaptar e você precisa levar. Não perde o norte, mas adapto meio.


"Olhe as oportunidades de aprendizado que a vida vai te dando, para que você possa lá na frente atingir o seu target principal." Adriano Andrade

Diego Maia - Essa estratégia claramente definida para os negócios, você acha que vale também para para a carreira? Porque você começou na Amanco há 14 anos como Gerente de Trade e foi subindo, e hoje é o Diretor Comercial da operação. Isso você também recomenda que seja definido pelas pessoas, aonde eu quero chegar na carreira?


Adriano Andrade - Eu vejo sim. Eu vejo porque, normalmente, eu comecei a trabalhar com 15 anos e você não sabe realmente onde você vai chegar. Mas num dado momento na sua carreira você começa a olhar, eu quero chegar a tal posição. Ok, mas como chegar não é normalmente, e você vai aprendendo, um caminho linear. Você tem que tirar proveito de todos os caminhos por onde você passa. Eu trabalhei em bens de consumo, durante dez anos em consumo, tive um aprendizado muito grande, depois passei por entretenimento e vim para material de construção. Em material de construção eu comecei como Trade Marketing, montando uma estratégia de canal, pricing, muito clara, muito objetiva, que eu estava montando uma estrutura que hoje eu me aproveito bastante dela como Diretor. Mas no começo eu montei essa estrutura. Então a sua carreira ela precisa ser loteada. Eu passei por área de Inovação e Produtos, durante essa trajetória, além de vendas. A maior parte da minha carreira foi vendas, mas passei por Trade Marketing, Pricing, Inovação e Produtos, e isso tudo vai enriquecendo e vai aumentando a sua capacidade para que você chegue lá no seu objetivo principal. Então a sua carreira, eu diria assim Diego, não se fixe muito, não se prenda muito em um caminho só. Olhe as oportunidades de aprendizado que a vida vai te dando, para que você possa lá na frente atingir o seu target principal.


Diego Maia - Sempre com essa ambição, com essa vontade. Essa ambição sadia, essa vontade de crescer. Precisa estar conectado, precisa estar evidente nas pessoas.


Adriano Andrade - Perfeito. E todo o desafio é você pegar e fazer bem feito. Seja o que for, faça o melhor que você tem que fazer naquele momento. Às vezes te dão uma tarefa que você acha que é pequena. Não, faz ela bem feita.


Diego Maia - Dê o seu melhor.


Adriano Andrade - Você tem que ser o melhor em tudo que você faz. Alguém está olhando para você. Você vai subindo e você vai progredindo até chegar ao seu objetivo principal.

Você pode conferir mais entrevistas exclusivas no Portal CDPV e ouvi-las no podcast BóraVoar no seu navegador ou na sua plataforma de streaming preferida, como o Spotify, por exemplo.


Sobre o Diego Maia


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.


Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.