Palestra de vendas: o que é e quais os benefícios de contratar um palestrante motivacional de vendas

As palestras motivacionais de vendas servem como fator de motivação e para apresentar novas técnicas para equipes


Existem diversas formas de incentivar uma equipe de vendas como já falamos aqui. Através de prêmios em dinheiro, com bonificações por resultados. Com outros tipos de incentivos, como viagens ou reservas em restaurantes caros para quem bater uma meta. E, entre as diversas alternativas, está promover uma palestra motivacional de vendas.


Mas muitos gestores ainda não entendem muito bem como contratar um palestrante de vendas irá motivar e incentivar seu time a obter melhores resultados. Nesse artigo vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é e quais os benefícios uma palestra motivacional de vendas trará para o seu negócio.


Para começar, o que é uma palestra de vendas?


Uma palestra motivacional de vendas é um encontro que visa promover uma reflexão, iniciar uma transformação ou celebrar uma nova fase nas empresas. Com duração de 1 a 2 horas, elas podem ser presenciais ou online. Devem ter conteúdo rico e que fale diretamente com os vendedores, na língua deles.


Existem diversos objetivos para oferecer uma palestra para o seu time de vendas: tirá-lo da zona de conforto, apresentar novas técnicas e inovações no mercado ou explorar as oportunidades de negócios. E elas devem ser ministradas por profissionais reconhecidos e com experiência no mercado.


Como é o conteúdo de uma palestra de vendas?


Palestrante de vendas Diego Maia

Existem diversos tipos de palestras corporativas que podem ser oferecidas para os funcionários da sua empresa. Mas uma palestra de vendas deve ter foco justamente em ajudar o time de vendedores a ter melhores resultados. E para isso o conteúdo é fundamental.


O palestrante de vendas deve misturar aqueles conteúdos mais inspiradores e motivacionais com o ensinamento técnico. Apresentar novidades, inovações, que os profissionais poderão aplicar no dia a dia de trabalho.


Para conseguir isso é fundamental contratar um palestrante de vendas que tenha experiência comprovada na área. É preciso saber identificar as diferenças entre palestrantes e treinadores de vendas que são apenas teóricos e mostram “o que fazer”, daqueles que são práticos, que mostram ao seu time “como fazer”. Sem dúvidas, é este segundo tipo de palestrante de vendas que pode ajudar o time a entregar resultados.


Identifique o palestrante de vendas que mostra “como fazer” e não apenas “o que fazer”.

3 regras para contratar um palestrante de vendas


1 - Especialista em vendas

2 - Conexão com o time

3 - Conteúdo validado


Antes de contratar um palestrante de vendas para um treinamento ou convenção de vendas, leve em consideração estas três premissas básicas.


Analisar com este olhar é aumentar as chances de fazer um bom investimento, uma vez que, no Brasil, existem muitas opções no mercado de treinamento e desenvolvimento profissional.


Alguns pontos fundamentais devem ser observados para identificar um bom palestrante de vendas.


1 - O palestrante precisa ser um especialista em vendas


Diego Maia palestrante de vendas

Em primeiro lugar, o palestrante de vendas deve ser especialista em vendas. Não contrate pessoas de outras áreas e credos para treinar seu time, a não ser que o propósito seja diferente. Por exemplo: quando uma empresa contrata uma palestra de um filósofo para sua convenção de vendas, o propósito deve ser conscientizar sobre aspectos comportamentais. O mesmo ocorre quando contrata um humorista: o propósito é divertir e entreter.


Se o objetivo é motivar e preparar o time para os desafios da atividade comercial, o palestrante escolhido deve ser um legítimo especialista em vendas.


2 - O palestrante precisa ter conexão com o time


Não adianta o profissional ter uma sólida e comprovada experiência se ele não consegue se conectar emocionalmente com a plateia. Falar a língua dos profissionais de vendas é decisivo na avaliação para saber se aquele palestrante é o ideal para ministrar o seu evento.


3 - O palestrante precisa ter conteúdo validado


Antes de contratar um palestrante de vendas, avalie os livros dos quais ele é autor e as empresas que já atendeu. Além disso, escute seus argumentos em podcasts, em vídeo-aulas e em postagens nas redes sociais, avalie, sobretudo, o engajamento dos seguidores do palestrante nas redes sociais. É interessante também verificar se em uma busca orgânica os seus conteúdos são facilmente encontrados.


Confira um episódio do podcast BóraVoar:


Um indicador interessante é quando um palestrante de vendas publica uma foto de um evento que tenha palestrado em sua rede social.

  • Os participantes reagiram com mensagens de agradecimento?

  • Comentaram com reações positivas e elogiosas?

  • Compartilharam o post?

  • Ou é um post sem qualquer interação dos participantes? Se ninguém interagiu...

Saber se o profissional atende esses pré-requisitos nem sempre é fácil e, em muitos casos, há muito marketing que pode induzir ao erro. Você deve pesquisar muito para chegar no palestrante de vendas ideal.


Mas uma coisa é simples: geralmente os bons palestrantes motivacionais de vendas estão entre os maiores especialistas da área de vendas e são reconhecidos pelo mercado, portanto, busque saber quais empresas já o contrataram, veja como seus colaboradores foram impactados e se elas voltaram a solicitar os seus serviços.


Leia também: conheça Diego Maia, o melhor palestrante de vendas do Brasil.


Palestra, curso ou treinamento de vendas, o que é melhor?


Um não é necessariamente melhor que o outro. A questão é o que o momento que seu time atravessa e o objetivo que você precisa alcançar.


Normalmente, uma palestra de vendas é um evento mais curto, com duração de 1 a 2 horas, e pode ser realizada tanto de forma presencial ou online, através de serviços de video-chamada.


As palestras têm como objetivo impactar os times de vendas com a motivação, através de conteúdo inovador. Servem para reconhecer o trabalho do time de vendas, engajar os colaboradores, como treinamento, inspiração, atualização e investimento no time.


O treinamento e o curso são mais longos, possuem outros objetivos e podem ter encontros semanais. Os treinamentos de vendas podem durar de 4 a 16 horas, de acordo com o conteúdo e o objetivo traçado.


Já os cursos são um tipo de treinamento continuado, de médio ou longo prazo. Eles podem ter aulas semanais ao longo do ano todo e oferecem dicas sobre vendas, gestão e negócios. Os vendedores participam de MasterClasses, recebem acesso a material de estudo e abordam uma série de tópicos como vendas por redes sociais, liderança, prospecção de clientes, gatilhos mentais, dentre outros. Um exemplo de treinamento continuado é o oferecido pela Academia de Vendas, criada pelo palestrante de vendas Diego Maia, e mantida pelo CDPV.





Que tipos de palestras motivacionais existem?


Existem diversos tipos de palestrantes e palestras motivacionais. E todos são válidos, é bom deixar claro. Porém, nem todos estão focados no que sua empresa precisa e é muito importante ter atenção a este ponto.


Artistas, celebridades, ex-participantes de reality shows, humoristas, coachs, psicólogos, filósofos, ex-atletas e até políticos e ex-policiais oferecem palestras para empresas. Elas podem ser úteis e proporcionar ganhos para seus colaboradores. Ouvir histórias de superação, de liderança, como lidar com adversidades e até rir de um espetáculo de humor são bons para motivar, unir e valorizar as equipes. Mas quando o assunto é capacitar sua equipe para vender mais, eles não serão úteis. Para isso, só palestrantes de vendas de alta performance, com experiência, bagagem, conhecimento e resultados para apresentar. Esses profissionais, além de saberem se comunicar, motivar e inspirar as equipes, podem apresentar novos horizontes de trabalho.


A grande sacada é fazer esta pergunta aos palestrantes que deseja contratar:


"Que tipo de ferramenta, insight ou comportamento meu time terá no dia seguinte da palestra?"

Uma palestra de vendas não pode ser somente um bom e divertido momento. Deve, sim, ensinar algo que seja realmente útil para seu time.


Quando contratar uma palestra motivacional de vendas?


Diego Maia palestrante de vendas

Existem vários motivos para contratar uma palestra de vendas. Se o seu time precisa refinar o discurso, por exemplo, o evento poderá ajudar a alcançar esse objetivo. Outra situação é quando a liderança percebe a necessidade de tirar os colaboradores da zona de conforto, dar uma sacudida neles para obter melhores resultados.


Um outro momento muito comum, é quando a empresa precisa acender a chama da atitude no time, transformando seu mindset de receptivo para ativo.


Equipes de vendas que não conseguem mais entregar resultados também podem ser beneficiadas por uma palestra que os motive e apresente novas possibilidades de negócios e técnicas inovadoras, que os tire da “zona de derrota”. Isso serve também para os casos em que você identifica que o time tem desistido fácil das negociações, ou quando informam ao cliente o melhor preço que possuem, sem qualquer negociação.


O bom palestrante poderá identificar se o problema é, por exemplo, dificuldade em contornar objeções de venda, e ensinar técnicas para mudar isso.


Tirar uma equipe da estagnação também é outra situação em que um palestrante de vendas será útil. Você percebe que os vendedores agem sempre da mesma forma, sem aceitar e colocar em prática novas ideias. Com uma palestra comandada por um profissional tarimbado e com experiência, que fale a língua deles, as novas ideias, tecnologias e avanços nas técnicas de vendas podem passar a ser aceitas.


Quais os benefícios de uma palestra de vendas para as empresas?

  • Valorização: ao oferecer a equipe de vendas uma palestra, eles se sentem valorizados e incentivados por perceberem o interesse da empresa no seu crescimento profissional;

  • Aprendizado: o conteúdo passado por palestrantes de vendas reconhecidos e com larga experiência oferece o aprendizado de novas e consagradas técnicas de vendas;

  • Motivação: palestras de vendas são grandes motivadoras para os times. O dia seguinte a um evento corporativo costuma ser mais leve, com funcionários que se sentem valorizados, o que gera um impulso para trabalharem para bater as metas;

  • Engajamento: os eventos promovem um momento de engajamento entre os colaboradores do time de vendas;

  • Integração: um evento que reúna o time pode ajudar na integração da equipe, que passa a funcionar melhor em conjunto.


Conheça o palestrante Diego Maia


Com essas dicas você já pode começar a procurar o próximo palestrante de vendas para agregar conhecimento e motivar sua equipe para atingir os resultados esperados. Aproveite e conheça mais sobre Diego Maia, um dos mais contratados palestrantes de vendas do país. Além do Brasil, ele é um palestrante internacional e seus treinamentos já foram realizados nos Estados Unidos, Argentina e Portugal.


Diego Maia é apontado pelo Google como o "melhor palestrante de vendas do Brasil".

Diego Maia ministra palestras sobre vendas, gestão de vendas, empreendedorismo e motivação. Atuante no mercado do conhecimento há quase 20 anos, fala sobre otimismo com muita propriedade. É o responsável pelo podcast inspiracional e motivacional BóraVoar, disponível em diversas plataformas de streaming como o Spotify e recentemente lançou seu projeto editorial Pílulas de Otimismo. Seja em São Paulo, Rio de Janeiro, em Brasília ou qualquer outro lugar do Brasil, a palestra de Diego Maia é uma boa pedida para eventos dinâmicos e envolventes.



Conheça o CDPV


CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, convenções, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.

O CDPV atua em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.


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