Como vender mais por telefone

Com menos clientes na rua, estratégia pode ser boa alternativa para fechar mais negócios


Como vender mais por telefone

Vender mais por telefone é o grande sonho de todos os vendedores. E saber como realizar isso de forma eficiente é uma maneira eficaz de apresentar melhores resultados.


As vendas por telefone sempre abrem muitas possibilidades. E é comum encontrar pessoas que trabalham facilmente com esse recurso e aumentam significativamente seu resultado.


Sonde o seu tempo disponível

Pesquise seu cliente

Tenha objetivos específicos

Saiba o que oferecer e como convencer

Prepare bem a sua equipe

Finalize sempre com a venda feita

Apresente dados concretos


Por isso, listamos a seguir todas as informações sobre como vender mais por telefone e de que maneira é possível explorar os recursos que essa forma diferente de contatar o seu cliente oferece.


Sonde o seu tempo disponível


Quanto tempo o cliente tem disponível? É uma pergunta que faz toda a diferença. Saber disso pode melhorar significativamente as suas vendas e também melhora o seu resultado de uma maneira geral.


Quando você sabe quanto tempo tem disponível para falar, pode ser mais objetivo e trabalhar com alguns cenários que surjam.


Ao perguntar “tem um tempo para me ouvir?”, a reação mais comum é dizer que não. Isso exige de você mais habilidade para passar todas as informações.


Se ele tiver algum tempo, você tem liberdade para apresentar melhor o produto e os benefícios da compra.


Pesquise seu cliente


Parece algo simples, mas muitos vendedores não costumam pesquisar sobre os seus clientes. Quanto mais informações sobre ele, melhor será a sua venda, e mais fácil será converter um bom resultado.


Essas informações podem constar em um histórico de compras, em perfis de redes e tudo isso deve ser utilizado a fim de apresentar as melhores ofertas, de maneira que o cliente se sinta convencido.


Ter o domínio dessas informações é crucial para cada venda realizada. Isso pode garantir a você mais segurança no produto oferecido e um caminho mais simples para as futuras vendas.


Tenha objetivos específicos


Uma boa ligação por telefone, seja ela para qualquer finalidade, exige de você um posicionamento firme e objetivos bem trabalhados, a fim de que se consiga também ter um caminho bem definido.


Se você quer vender mais por telefone, ser mais objetivo será a principal arma utilizada, pois isso garante uma comunicação mais assertiva e dentro do que você precisa para melhorar seus indicadores.


Com isso você também tem a possibilidade de obter mais controle na ligação, sem se perder ou mesmo desviar o foco do que de fato interessa, a venda de produtos ou serviços para o seu cliente.


Saiba o que oferecer e como convencer


Um dos maiores erros de quem quer vender mais por telefone é tentar improvisar textos. Não ter um script para cada situação de venda que precise formalizar, ou que de certa forma precise apresentar de um modo geral.


Quando você tem todas as informações, todos os protocolos, e principalmente o caminho já bem definido, o contato com o cliente fica muito mais claro e objetivo. Dessa forma ele pode ser convencido mais facilmente.


Outro ponto importante que essa estrutura pode oferecer é a possibilidade de você estar mais confiante para a venda. Ter foco e confiança é a chave para qualquer vendedor ter sucesso, principalmente quando a venda é feita por telefone.


Prepare bem a sua equipe


Como a equipe de um modo geral lida com venda por telefone? Eles sabem como conduzir uma boa ligação? Você tem todos os protocolos para cada cenário que pode se apresentar para essas pessoas?


Em um processo de venda, é muito importante considerar todos os seus pontos positivos e principalmente quais são os pontos que devem ser melhorados enquanto grupo, e os focos individuais que podem ocorrer.


Treinar a sua equipe para vender mais por telefone é algo que faz a diferença. É mais fácil ter um bom resultado vindo de todos, e não de maneira irregular, que seja um empecilho para o crescimento.


Finalize sempre com a venda feita


Finalizar com a venda feita é o que todos os vendedores devem pensar. E isso muda muito a postura que se tem frente ao processo e ao atendimento, principalmente tendo em vista essas informações.


Alguns vendedores acabam somente pensando em ouvir do cliente as necessidades, o que não ajuda a criar o caminho feito até o convencimento. E, mais que isso, pode atrapalhar todo o processo.


Pensar e ter o foco no fechamento é uma das estratégias para vender mais por telefone. Mas tome muito cuidado para não ser muito incisivo ou insistente. Ser assertivo e firme no que fala já é suficiente.


Apresente dados concretos


Apresentar dados concretos sobre qualquer coisa é uma das maneiras mais simples de convencer pessoas que precisam dessas informações. Muitas vezes somente falar não é suficiente.


Clientes satisfeitos, sucesso na compra realizada, depoimentos, tudo isso faz diferença. Mas como passar essas informações por telefone?


Seja descritivo, diga quantas pessoas já compraram, quantas recomendam, disponibilize essas informações no e-mail do cliente, ou simplesmente direcione-o para uma página onde pode encontrar tudo isso.


Vender mais por telefone exige habilidade, e também é importante saber como e quando trabalhar com essas informações de maneira mais efetiva e de acordo com as informações que foram passadas.


Saber como vender mais por telefone exige a prática de alguns fatores que serão diferenciais nesse contexto de vendas. E tudo isso é também fundamental para ter os seus resultados finais.


Por isso é muito importante entender quais são as possibilidades e os caminhos que podem ser utilizados para isso, de modo que você consiga principalmente ter os resultados efetivos.


Com as dicas dadas, basta colocar tudo em prática e finalmente ter sucesso nas vendas, mesmo as feitas por telefone, que podem apresentar resultados bastante sólidos.


Conheça o CDPV


CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.


Atuamos em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.