Evento é uma estratégia para ajudar integrar profissionais da área para capacitar, melhorar conceitos ou revê-los
Já ouviu falar do termo convenção de vendas? Bem, muito do que está no mercado, quando se trata de vendas, é fruto de boas estratégias, dentre elas a criação de convenções de vendas.
Um exemplo claro é quando indagamos acerca das grandes empresas e como elas lidam com sua equipe de vendas. Afinal, para que uma estratégia seja bem criada e administrada é fundamental que todos os envolvidos sigam algumas particularidades.
Uma palestra de vendas, por exemplo, pode ser uma estratégia que ajude todos profissionais de uma empresa a se adaptarem de maneira conjunta a uma nova maneira de fazer suas funções. Ou ainda de mudar alguma ação praticada porque o mercado já não suporta mais ela.
Vamos aqui mostrar para você como fazer uma convenção de vendas e porque isso vai melhorar a lucratividade de sua empresa em grandes níveis.
Já sabe o que é uma convenção de vendas?
É um estilo de evento que promove uma integração de muitos profissionais da área em um mesmo local. É uma espécie de reunião, porém, com algumas ações a mais que a fazem ganhar destaque.
Algo importante nesse momento é que tanto se fala do sucesso como dos fracassos, tenta-se estabelecer novas metas e ao mesmo tempo se faz uma espécie de “manutenção” nos métodos já utilizados.
No entanto, não é apenas isso que faz com que essa interação se torne tão efetiva. Quando se reúne uma equipe de vendas em um local é interessante passar o máximo de informações sobre como o setor deve trabalhar daqui para frente. Geralmente, diversas empresas contratam palestrante de vendas para passar mais conhecimentos para esses profissionais e, claro, talvez não exista melhor local para isso!
Em suas palestras o palestrante de vendas Diego Maia, um dos mais contratados no Brasil, costuma dar tanto dicas para a equipe de vendas como para os empresários que lidam com elas. Afinal, a maioria das informações que dizem respeito a um setor tão importante, acaba sendo relacionado a outros.
Agora, sem mais demora, vamos entender como produzir uma convenção de vendas que ajude seus funcionários a cada vez vender mais!
Seja organizado
Bem, em tudo existe o meio e o fim, não é? Em um evento como esse o tempo é importante também, então o primeiro item que deve ganhar destaque é a organização. Criar um cronograma para toda a duração é algo que muda completamente a dinâmica da convenção.
Vamos ver um pouco mais como organizar esse evento:
O primeiro ponto é buscar um local com antecedência, um evento pode ser cancelado por não possuir o local adequado para ser realizado;
Faça um cronograma de tudo que acontecerá;
Tenha uma boa equipe preparada para detalhes técnicos e assuntos do gênero;
Planeje também as pautas que serão passadas durante a convenção;
Faça um orçamento do que será gasto;
Quanto a esse último item é um fator que está ligado também com a duração da convenção. Apesar da maioria durar apenas um dia, é extremamente importante estar atento ao tempo! E por falar nisso, geralmente uma convenção ocorre no período médio de 3 meses, depende da análise de novas estratégias e assuntos do gênero.
Saber o que vai ser passado
Como já dito acima, uma palestra de vendas é algo que pode acontecer durante uma convenção e é um dos pontos que diversos empresários buscam. A equipe será guiada por alguém com muita experiência no ramo e isso é interessante para garantir novas estratégias e para motivar os profissionais.
Ademais, o valor de uma boa convenção de vendas está em saber todos os assuntos que serão passados. Esse trabalho com o conteúdo garante que a equipe estará pronta para lidar com o mercado. Pode acontecer de não ser possível passar todas as informações que deseja, porém, deve-se evitar isso ao máximo!
Utilizar ferramentas
Se há algo que ganhou o mercado são os aplicativos e plataformas na internet. O mesmo aconteceu com os negócios, hoje, é muito comum ouvirmos falar de aplicativos para celulares ou computadores que conseguem diminuir o trabalho em empresas.
Ah, se falarmos então da organização de eventos, como uma convenção de vendas, isso fica ainda mais claro. Nesse caso é interessante trabalhar com uma ferramenta que execute a função de lidar com informações relevantes, oferecendo para os participantes uma visão maximizada do que vai acontecer.
Podemos falar das seguintes vantagens em se organizar utilizando ferramentas:
Pode deixar todas as informações em apenas um local, otimizando o tempo de quem participa;
Promove também um maior engajamento, visto que as ações podem ser tomadas de acordo com o que o aplicativo sugerir;
É possível contar com uma agenda, que facilita para saber a ordem em que as coisas irão acontecer. É uma das ferramentas de organização mais interessantes;
Interação dos candidatos com uma palestra, mostrando o que acharam a partir do próprio aplicativo, uma espécie de avaliação.
Essas são apenas algumas vantagens, é claro que com uma pessoa que entenda do aplicativo ficam ainda mais amplas as possibilidades.
Encerramento do evento
Por fim, essa última informação não pode ficar de fora, como dito, tudo tem um início e um fim. Ao terminar uma convenção de vendas é importante recolher dados para realização de uma próxima.
Principalmente utilizando o aplicativo, é possível fazer uma análise mais longa de tudo que foi passado. Alguns pontos se qualificam com mais relevância no processo, entre eles estão:
Dinheiro investido no evento
Satisfação dos profissionais
As pautas passadas realmente foram suficientes?
Todas as ferramentas contratadas e utilizadas serviram para alcançar o objetivo?
Depois de fazer uma reflexão sobre, é muito provável que chegue a uma resposta sobre a eficácia do evento, tanto no dia a dia da empresa como em cada indivíduo que trabalha no setor de vendas.
A partir disso a preocupação deve ser os eventos futuros, com uma boa análise é muito simples continuar melhorando nesse quesito!
Portanto, para concluir
Em empresas grandes e pequenas uma convenção de vendas pode oferecer soluções eficientes para atividades exercidas pelo setor. Passar novas estratégias e novos objetivos deve ser o foco do evento.
Com tudo isso em mente deve-se entender que seus funcionários também estejam interessados no que será passado, eles não podem pensar nesses acontecimentos como uma “viagem de férias”. Apesar de nem sempre ter um tom sério e urgente, uma convenção é também um ponto de reunir boas ideias que devem ser atribuídas pouco a pouco à marca.
Sendo assim, se chegou até aqui já deve entender como fazer uma boa convenção, basta agora tentar aplicar os conselhos passados. É possível pontuar diversos itens que podem ser adicionados à convenção: um treinamento de vendas, uma parte destinada a estabelecer os objetivos da empresa, interações dos profissionais. Basta fazer de maneira bem organizada que será possível!
Conheça o CDPV
CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) é uma Escola de Vendas disruptiva especializada em conteúdos, treinamentos e palestras de vendas, fundada em 2003 por Diego Maia, o palestrante de vendas mais contratado do Brasil.
Atuamos em todos os estados brasileiros e falamos a língua da sua equipe de vendas com soluções para cada tipo de negócio. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua organização.
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