Ana Luisa Winckler, Diretora de RH da Amanco Wavin, acredita que área precisa usar novos métodos para lidar com mudanças
O setor de Recursos Humanos das empresas foi um dos mais desafiados durante a pandemia de Covid-19. Os profissionais da área tiveram que lidar diretamente com as novas formas de trabalho e com os cuidados necessários com a saúde dos trabalhadores.
Para lidar com os tempos difíceis foi necessário muita criatividade. É o que pensa a Diretora de RH da Amanco Wavin, Ana Luisa Winckler. A especialista conta como uma boa estratégia de comunicação e alinhamento com os colaboradores ajudaram a tirar o melhor de todos.
“Em tempos difíceis eu acho que o ser humano pode mostrar o que tem de melhor.” Ana Luiza Winckler
Em entrevista exclusiva para o podcast BóraVoar, do palestrante de vendas mais contratado do Brasil, Diego Maia, Ana Luisa fala também sobre as transformações que o setor passará e como será o futuro dos Recursos Humanos. Confira.
Diego Maia - Ana, você que dirige o RH da Amanco, me diz uma coisa, como é que tem sido esses tempos difíceis para sua empresa e para os seus colaboradores?
Ana Luisa Winckler - Bom, em tempos difíceis a gente exige muita criatividade e muita vontade e muito alinhamento entre a organização e os colaboradores. Nós conseguimos passar para esse momento com uma boa estratégia de comunicação. Em tempos difíceis eu acho que o ser humano pode mostrar o que tem de melhor e nós conseguimos fazer isso com o nosso time. Através de um propósito muito bem claro, de diretrizes bem estabelecidas e principalmente investindo em ações de bem estar, preocupados com a saúde mental de todo mundo.
Diego Maia - Que outras ações vocês tomaram junto aos colaboradores?
Ana Luisa Winckler - Também investimos em benefícios, em treinamentos, em desenvolvimento e dando oportunidades para as pessoas sentirem que estamos juntos nessa jornada e que tempos difíceis precisam ser vividos no coletivo para terem mais sucesso. Acredito que nós saímos disso mais fortes, realmente acreditando no potencial de cada um, nas diferenças, na diversidade. Acho que é isso que faz nosso sucesso em tempos difíceis.
“O que a gente conhecia até hoje provavelmente não vai prevalecer lá no futuro. Se nós continuarmos fazendo as mesmas coisas, com os mesmos métodos, a gente não vai acompanhar as transformações do mundo.” Ana Luisa Winckler
Diego Maia - Qual a sua expectativa para o futuro do RH no dia a dia das empresas?
Ana Luisa Winckler - O RH tem sido desafiado todos esses anos por uma questão de transformação. Transformação de mente, transformação de mercado, transformação do mundo e eu acredito que a gente tem que continuar olhando para frente. Porque a gente tem desafios, a era digital, a diferença de gerações e principalmente o nosso grande desafio é transformar as relações de trabalho. O que a gente conhecia até hoje provavelmente não vai prevalecer lá no futuro. Se nós continuarmos fazendo as mesmas coisas, com os mesmos métodos, a gente não vai acompanhar as transformações do mundo.
Diego Maia - E como o RH acompanhará essas transformações?
Ana Luisa Winckler - O RH sai de uma postura de desenvolvimento, de comportamento e passa a ser de transformação, onde a gente olha o futuro e traz inovação, traz novas possibilidades de aprender e reaprender. Pensar quais são as profissões do futuro que a gente ainda não mapeou e como preparar as pessoas para estes desafios e para as profissões que talvez não fiquem mais por aqui. Eu acho que esse vai ser o grande papel do RH de transformação.
Você pode conferir mais entrevistas exclusivas no Portal CDPV e ouvi-las no podcast BóraVoar no seu navegador ou na sua plataforma de streaming preferida, como o Spotify, por exemplo.
Sobre o Diego Maia
Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.
Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.
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