top of page

RH deve auxiliar no plano estratégico da empresa

Adriano Lima, Chief Human Resources Officer da Minerva Foods, acredita que setor deve sempre evoluir com a companhia

“Eu não acredito em plano estratégico de RH, eu acredito em plano estratégico da empresa”. Uma frase forte como essa só poderia sair de um grande nome do setor de Recursos Humanos como Adriano Lima, Chief Human Resources Officer da Minerva Foods.


Com mais de 20 anos de carreira, Lima é especialista na área e falou com exclusividade para o podcast BóraVoar, do palestrante de vendas mais contratado do Brasil, Diego Maia, sobre a atual situação e o futuro do RH.


"O maior desafio (na pandemia) com certeza é manter o time engajado, motivado e em alta performance." Adriano Lima

Na conversa o executivo destacou a importância do RH na pandemia, especialmente em apoiar e ajudar os colaboradores nesse momento difícil. Lima também contou sobre as ações que a Minerva Foods, que é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e que exporta seus produtos para mais de 100 país. Confira.


Diego Maia - Adriano, dentre todos os desafios no setor de Recursos Humanos, se você pudesse apontar um grande desafio desse período de crise, o que você apontaria e como vocês aí na Minerva Foods estão se posicionando frente a esse desafio?

Adriano Lima - Muito boa essa provocação, principalmente nesse mundo de pandemia que a gente tem enfrentado vários desafios. E o maior desafio com certeza é manter o time engajado, motivado e em alta performance, que sempre destacou no time Minerva Foods. Neste cenário que desestabilizou muito a sociedade, não só o país, o mundo inteiro, a gente se posicionou de forma a apoiar nossos colaboradores em diversas frentes, mas destacando o programa Estar Bem.


Diego Maia - Explica como é esse programa?


Adriano Lima - Um programa que a gente criou para ajudar nossos colaboradores a cuidarem de si, a cuidarem da família. Até porque a gente acredita que a gente apoia, incentiva, orienta, trabalha junto, mas cada um cuida de si. E com esse programa Estar Bem a gente impactou mais 4 mil pessoas, com iniciativas de promoção ao bem estar físico, financeiro e emocional. E dessa forma diminuindo os impactos da pandemia e principalmente atuando na segurança, na saúde das pessoas e de nossas operações, é muito importante.


Diego Maia - Que tipo de ações o programa Estar Bem contemplou?


Adriano Lima - O programa contemplou diferentes ações, com foco em quatro pilares: saúde, família, o saber e o bem-estar. Desde o início do ano a gente proporcionou várias oportunidades, várias atuações como a entrega de produtos alimentícios da empresa para as famílias, jogos lúdicos para os filhos dos colaboradores, para promover essa interação entre a família. Atividades ergonômicas, ginástica funcional, meditação, yoga, além do importante apoio médico, psicológico, terapêutico, acompanhamento de gestor. E palestras motivacionais com grandes nomes como Mário Sérgio Cortella, Leandro Karnal, Rossandro Klinjey, Thiago Nigro e por último o Dr. Drauzio Varella. O programa ainda incluiu um concurso cultural que foi muito bacana para estimular a criatividade e o bem-estar dos colaboradores, das famílias, com uma novidade que eles puderam pintar e participaram bastante.


Diego Maia - E como vocês têm lidado com a saúde dos colaboradores?


Adriano Lima - A gente tem a nossa área de saúde também, atendimento multidisciplinar à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, sem limite de uso ou custo. Os atendimentos são muito feitos por telefone, com sigilo total. Então a gente oferece isso para os funcionários e seus dependentes. Esse tem sido ainda um desafio que a pandemia nos impõe, mas temos todos outros desafios que é manter a Minerva cada vez mais no patamar de alta performance, com uma estratégia clara, uma cultura cada vez com valores mais fortes também, alinhados e esse tem sido o grande desafio.


"A área do RH tem que estar evoluindo com a empresa, tem que estar evoluindo com o mercado, para que também possa ajudar as empresas no seu processo de transformação." Adriano Lima

Diego Maia - Adriano, você que tem uma carreira bem sucedida na área, já contribuiu com sua experiência em vários segmentos. Como é que se enxerga o amanhã? Quais são as suas expectativas para o futuro do setor de recursos humanos?

Adriano Lima - Então, sobre o futuro do RH, eu como executivo de gestão de negócios, que atua com gestão de pessoas, há vinte e tantos anos que me perguntam essa questão do futuro do RH, da evolução do RH. Eu creio que essa resposta é sempre que a área do RH tem que estar evoluindo com a empresa, tem que estar evoluindo com o mercado, para que também possa ajudar as empresas no seu processo de transformação. Então creio que esse tem sido uma grande expectativa para gente, que a área de RH possa ser cada vez mais estratégica. Eu não acredito em plano estratégico de RH, eu acredito em plano estratégico da empresa. O RH é uma área que possui iniciativas estratégicas importantes para ajudar a empresa a se transformar e se transformando junto.


Diego Maia - E como a área de RH pode fazer isso?


Adriano Lima - Então a área de RH tem que ter essas competências, tem que ter seus serviços muito bem entregues, com alta excelência, tem que se aproximar dos negócios, das lideranças e principalmente ser um vetor importante. Não só da transformação, mas como do fortalecimento da cultura dessa empresa, do engajamento de talentos, tendo muito clara qual é a proposta de valor para os diferentes talentos que a empresa possui. Promovendo mais experiência do colaborador que seja de crescimento, de desenvolvimento, de pertencimento, para que haja assim um casamento quase perfeito entre as pessoas e a empresa

 

Você pode conferir mais entrevistas exclusivas no Portal CDPV e ouvi-las no podcast BóraVoar no seu navegador ou na sua plataforma de streaming preferida, como o Spotify, por exemplo.


Sobre o Diego Maia


Diego Maia é o palestrante de vendas mais contratado do Brasil. Com 6 livros publicados, atua no mercado de palestras e treinamentos de vendas desde 2003. Apresenta o BóraVoar, programa que está no ar em diversas emissoras de rádio como Antena 1 (103,7 FM Rio de Janeiro) e Mais Brasil News (101,7 FM Brasília). O programa também é publicado diariamente em todos os aplicativos de podcasts.


Diego Maia é CEO do CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas), escola de vendas pioneira no Brasil, especializada em treinamentos de vendas presenciais e online.



bottom of page